Que cor você vai vestir na virada?

"Então é Natal"... Músicas, palavras, atitudes, imagens, presentes, promessas, lembranças, emoções. Parece repetição, não é? É.
Uma amiga me disse essa semana: "Se usar branco atraísse paz, nenhum médico ou enfermeira ficaria em depressão ou teria qualquer conflito em suas vidas... Se usar amarelo atraísse dinheiro, o carteiro estaria rico! Se usar vermelho resolvesse a vida amorosa, nenhum bombeiro se divorciaria...". Confesso que não pude deixar de concordar e reverenciar um trocadilho tão paradoxalmente real. 
É hipocrisia pensar que usando essa ou aquela cor no dia "31" alguma coisa vai mudar. Pode até haver intenção, porém, o ano novo que se aproxima - ou o resto de nossas vidas - não terá nada de novo, melhor ou diferente sem atitudes novas, pensamentos novos, se não mudarmos aquelas crenças que apenas nos atrapalham ou acomodam, se não vivermos uma fé real em Deus, com temor e respeito às suas Palavras - "com obras" e não só com teorias ou orações... Precisamos deixar nosso orgulho e as dificuldades de lado e nos dar valor, valorizando quem nos ama.
Hipocrisia vem do latim hypocrisis e do grego hupokrisis e, nas duas traduções, significa a representação de um ator, ou seja, um fingimento, artisticamente falando. Com o tempo, o termo hipocrisia passou a verbalizar moralmente pessoas que fingem comportamentos e atitudes. 
Você diz sua idade para alguém e a resposta vem pronta: "Nossa, não parece..." Aí eu pergunto, "quem disse que precisa parecer?" Qual a obrigação que  temos de não parecer a  idade real, senão de ser o que não somos ou obedecer a máquina mercadológica que utopicamente nos tenta comprar?  Teria ainda muitos exemplos aqui de hipocrisia, mas o que vale é a mensagem de sermos reais conosco mesmos e com o mundo.
Deus fez tudo de forma sábia e perfeita. E nos deixou Seus Ensinamentos, o que nos dá a garantia de viver de forma sábia e perfeita. Triste ver o mundo complicando tanto a Criação, física e emocionalmente. E os reflexos negativos estão aí escancarados para qualquer um conferir.
Enquanto cartões de crédito acumulam dívidas, pessoas vão se entendendo menos com elas mesmas e com o mundo. Comprar é a verdadeira satisfação. Sair com a mulher mais bela e atraente é o que realiza, exatamente como comprar um carro novo (lembrando que se enjoa da mulher mais bela ou de um relacionamento sem alicerce assim como se enjoa do carro novo, após certo tempo da compra), ter o homem mais rico, legal, atraente, carismático ou musculoso é o que garante a felicidade e o bem estar. Que triste e utópica ilusão! Quem tem filhos pequenos não deixem que eles cresçam com essa visão destruidora da vida.
Que de hoje em diante não tenhamos atitudes altruístas somente no Natal... Que “desejos” sejam sinceros e coerentes com “atitudes” no decorrer do ano e da vida. O mundo não está como está a toa. Parece que ninguém quer perceber isso e muitos até "garantem" que não estão sendo levados por esta "onda"... :  Egoísmo, corrupção, divórcio, intrigas, sexo casual, relações superficiais e sem compromisso, indiferenças, crimes banais, crescimento das Dst's, meio ambiente devassado, ganância, suicídios e homicídios com números alarmantes.
Que em 2016 não venhamos a repetir os erros de anos anteriores - com cores ou sem cores! Que a partir de “agora” possamos de fato, mudar, a nós mesmos e ao mundo.



Comentários