A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL!


Há se todos visualizassem o poder da inteligência emocional... Para começar a entendê-la, é preciso inicialmente ter em mente que todos nós somos movidos por emoção e ela nos comanda desde o nascimento e em qualquer área ou atividade.

Muitos me perguntam o que é e quais são seus benefícios. Com analogias, vou facilitar o entendimento e ao mesmo tempo mostrar a poderosa abrangência dessa fantástica e transformadora modalidade de inteligência, que certamente se multiplicará em todos os cenários da vida de leitores ávidos por evolução e, então, não se esgotará neste artigo - o que já me faz satisfeito em escrevê-lo.

Vamos começar abordando a enorme diferença entre "significado" e "intenção". Imagine que você está ao volante e alguém corta a sua frente subitamente. Isso o deixaria insatisfeito ou em alguns casos despertaria até raiva, certo? Ainda mais se esta pessoa estivesse totalmente distraída, ouvindo música alta ou demonstrando total desrespeito pelos outros no trânsito.


Agora, se a pessoa que cortou a sua frente estiver agarrando o volante, atenta, mas com algum tipo de dificuldade para dirigir no trânsito em função de vários motivos alheios a ela, você não ficaria tão irritado com esse
comportamento, ficaria? Reflita então e multiplique em todos os eventos da sua vida, entendendo que a fonte da raiva ou negatividade não é muitas vezes o ato em si, mas a intenção que a originou!

Dominando os conceitos de significado e intenção, você muda tudo e essa é só “uma” das premissas que tornam tão preciosa a inteligência emocional.

Casamentos acabam, profissionais são demitidos, injustiças são praticadas, pessoas sofrem, famílias são destruídas, mortes ocorrem e muitas doenças psíquicas e físicas são causadas por pura falta da inteligência emocional - por não entendermos a real situação que aquela pessoa ou situação está envolvida.


Pessoas fantásticas nos aparecem, seja num relacionamento conjugal, profissional ou de amizade e, por considerarmos apenas "nossas" verdades ou por não "nos deixarmos inteligentemente de lado e tentarmos entender o outro", não “vemos” o que o outro tem de bom e paradoxalmente somos injustos conosco mesmos, tomando caminhos errados. Esse é o ciclo que torna esse mundo tão complicado, como temos o costume de dizer.

Livre arbítrio sem inteligência emocional = consequências correlatas e diretamente proporcionais. Lei do Universo!


Muitos comentam comigo sobre como os eventos do passado as afetaram e ainda afetam. Existe uma ferramenta que localiza cada experiência negativa e escondida no seu inconsciente e a apaga. Essa terapia é realmente inovadora e altamente eficaz.


Colocamos expectativas nos outros e quando eles fazem algo que nos machuca, ficamos magoados. Aí trocamos, vamos em busca de novos horizontes, novas esposas, novos maridos, novas atividades, novos cenários. Vamos “cobrindo buracos” de nossa existência com “outros "buracos”, acumulando empregos, namorados, maridos, esposas, dinheiro, bens, solidão, diversões, etc. A troca e o descartável são os nomes do momento! Infelizmente falta a inteligência emocional que faz perceber que não é a troca, o término, a mudança irracional ou o acúmulo que sacia, que resolve, mas sim a interação consigo mesmo oriunda do autoconhecimento - que gera o prazer inigualável da superação, da elevação e do entendimento do outro e, então... de si próprio.


Comentários