Afinal, o que é Sabedoria?

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros, a sabedoria se aprende com a vida e com os humildes”. (Cora Coralina).

Cora nos dá múltiplas lições com essa frase. No mundo “antenado” em que vivemos, infelizmente acumula-se informação e despreza-se o conhecimento.

                Ao nosso redor ou nas mídias você certamente conhece ou admira alguma pessoa com muito conhecimento, certo? Faça um teste. Aprofunde-se em alguns assuntos (eu disse “aprofunde-se”), e depois vá dialogar com esta pessoa. Você certamente (salvo raras exceções) terá uma grande decepção, porque verá que o outro lado não conseguirá manter um diálogo coerente ou produtivo com você. Isto apenas vai comprovar que informação e conhecimento são coisas bem diferentes.

                Para quem realmente se preocupa com o seu desenvolvimento e com o desenvolvimento do Universo em que vive, este tema é, sem dúvida nenhuma, o mais importante dentre todos.

                É o conhecimento que emociona, que realiza, que completa e ele só faz “sentido” se começar em nós mesmos, ou seja, no autoconhecimento. Nenhum outro conhecimento adiantará, se você – antes – não se conhecer. Isto prova a existência de tanta gente frustrada ou infeliz, mas que “sabe” ou até “conhece” tanto. Pense nisso e virão muitos exemplos, espontaneamente... Mas vamos à resposta. Sabedoria é a forma como as pessoas utilizam e transformam as informações e o conhecimento que possuem e o reflexo que isso tem em suas vidas e na vida das pessoas que as rodeiam. E, partindo do pressuposto que o conhecimento que você possui deve nascer do seu autoconhecimento, devo lembrar que todo e qualquer conhecimento tem também sua base, sua premissa e seu sucesso na dúvida, que remete à reflexão, que é também a base da Filosofia. Veja como a Sabedoria nasce e caminha de uma forma tão brilhante, profunda e sensata!

Portanto, é preciso dar os passos para consegui-la. Com técnicas aprendidas na terapia, invadimos nosso “eu” e duvidamos de tudo o que nos “controla”, conhecendo e afastando todo estímulo interior ou exterior que nos aprisiona, gera instabilidade, desânimo, insegurança ou insatisfação.

Estão se multiplicando seres humanos passivos, frustrados, superficiais, levianos, frágeis, solitários, doentes e infelizes (e ao mesmo tempo, muitos cheios de informação ou até conhecimento, mas não “sábios”).

É necessário declarar o fim do cárcere psíquico, da armadilha do coitadismo e do perigo do conformismo. Mas não somos treinados para isso...

A maioria absoluta dos problemas ou doenças emocionais teria outro destino se a busca concreta do autoconhecimento, aliada as ferramentas da dúvida e da crítica, fossem corretamente utilizadas.

E como Cora nos disse, Sabedoria vem da humildade e das lições da vida. Agora é fácil chegar a esta conclusão, não acha? Só pessoas sábias conseguem ser humildes. Só pessoas sábias são donas de si e irradiam evolução. Só elas conseguem perceber e utilizar as lições que a vida nos oferece no dia a dia.

E não tenho como falar de Sabedoria sem citar Jesus Cristo. Independente de sua religião ou visão, tenhamos a humildade de reconhecer a pura e verdadeira sabedoria que este homem detinha, devidamente comprovada pela História. Sempre perseguido, Jesus trabalhou com instrumentos que um dia o matariam: madeira, martelo e pregos.Foi mestre da sensibilidade. Percebia os sentimentos mais escondidos das pessoas e sempre se mantinha equilibrado quando elas o frustravam. Viveu num ambiente agressivo e estressante, mas era livre, alegre e seguro. Era de se esperar que sua personalidade fosse angustiada e ansiosa, mas para assombro da ciência, nunca se viu alguém tão dono de si, alegre, equilibrado e compassivo, seja qual fosse o cenário físico ou emocional que estivesse inserido.

Caro leitor (a), a boa notícia é que você também pode destruir os entraves e enganações psíquicas que o mundo vem cravando em você desde o seu nascimento. Sabedoria é a capacidade de realmente ser livre e feliz, fazendo bem a si e aos outros e deixando um belo legado nesta vida.



Tudo isso está em suas mãos e o livre arbítrio te autoriza optar!

               


               


Comentários