Empresas
quebram, milhões perdem oportunidades de crescimento pessoal e profissional,
pais limitam a educação dos filhos - muitas vezes criados num pessimismo
perigoso - campanhas sociais e de marketing comunicam exatamente o contrário do
que desejam, treinamentos improdutivos, negociações sem sucesso, mensagens
equivocadas e mal construídas, contribuindo para problemas físicos e
emocionais, além de tantos outros exemplos.
A nossa
percepção e a forma como nos comunicamos tem papel decisivo, em todos os
sentidos. Percepção. Comunicação. Pense no poder dessas duas palavras, mas
pense também em quem está nos bastidores, comandando tudo isso: o cérebro!
Atualmente,
uma das áreas de maior destaque na neurociência trata da forma como o cérebro
se comunica, qual sua linguagem e as consequências dela.
Quando algum
tipo de crise aparece, temos a opção de nos entregar ou então encontrar
oportunidades para transformá-la em algo que traga melhorias ou... solução!
Acreditar nisso é o primeiro passo... Explico.
A negativa é
um poderoso exemplo. Quando você diz ao seu filho para “não fazer isso”, tenha
certeza de que a probabilidade do “fazer isso” aumenta consideravelmente.
Pense na campanha
“não use drogas”. Entende agora porque ela não tem dado resultados? E podemos
citar aqui inúmeros exemplos do dia a dia de campanhas fracassadas de
marketing, estragos em relações interpessoais, queda em desempenho, etc.
E se eu te
pedir agora para você “não pensar num carro amarelo”. Em que você pensou?
Nosso cérebro simplesmente
não entende o “não”; por isso ele logo busca o que vem depois do “não”.
Portanto, caro
leitor, utilize esta analogia para entender que, quando recebemos um cenário
ruim, podemos “sim” revertê-lo num cenário bom, mesmo porque, sem perceber,
produzimos neste instante um grande volume de combustível que nos faz ir
adiante, superando, evoluindo. Vá além do “não”, tendo uma comunicação
positiva. Por exemplo: ao invés de “não use drogas”, imagine se utilizássemos
“tenha um estilo de vida mais saudável”; ao invés de “não vou pensar mais nessas
besteiras”, utilizássemos “vou pensar em coisas alegres e produtivas”, e assim
por diante...
Obstáculo. Quem não tem? Entretanto, reflita naquela
frase de Augusto Cury: “Lembre-se da sabedoria da água, ela nunca discute com
um obstáculo, ela simplesmente o contorna”.
A vida
consiste basicamente no gerenciamento de duas situações: as controláveis (que
podemos mudar) e as incontroláveis (que não pertencem ao nosso controle).
O maior
problema das pessoas é querer canalizar energia para coisas que elas não podem
mudar. Entretanto, quando estamos inteiramente focados no que está em nosso
poder, simultaneamente aumentamos o nosso poder.
Quando
controlamos nossas emoções no momento de crise, aumentamos o ângulo de visão e
começamos a vivenciar as oportunidades que se escondem nos problemas. Isto sim
é poder. Isto sim é liberdade.
Portanto, não
importa o que acontece com você. O que importa mesmo é como você reage e como administra
as situações que vive.
O obstáculo no
caminho deve se tornar o caminho. Dentro de cada obstáculo há uma oportunidade
potencial de transformação.
(também publicado no Jornal de Piracicaba, edição de 13/01/17, na coluna do autor)
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