Compreenda e perdoe


“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro”. Esta frase de Jung explica o estágio atual da humanidade. Mentes retraídas não sintonizam a vocação do bem que há na existência humana e em sua maioria já estão com o “piloto automático ligado”. Reflita, por exemplo, sobre o sentido do amor para este mundo. Reflita sobre a forma com a qual muitos agem ou reagem. Reflita como muitas músicas modernas estão tratando o amor... Junte tudo isso e compare com o teor dessa frase de Jung. Não fica difícil entender os motivos que levam tanta gente ao sofrimento, ao vazio e às doenças emocionais.

“Violência gera violência, os fracos julgam e condenam, porém, os fortes perdoam e compreendem” (Augusto Cury). Compreender e perdoar. Que dádiva para quem sabe o conteúdo destas duas palavras! Você já foi maltratado por alguém? Mal atendido em algum lugar? Recebeu críticas infundadas ou maldosas? Sofreu algum preconceito ou injustiça? Saiba que aquele que te fez isso certamente tem problemas e sofre muito por ser assim. Lógico que as injustiças precisam ser tratadas, pois ninguém está acima da lei ou da ética, mas é preciso, também, compreender e perdoar. Por detrás de uma pessoa que fere, sempre há uma pessoa ferida. É preciso entender que ninguém te faz mal sem que tenha sofrido algum mal. Portanto, está em luta consigo mesmo e age desta maneira para se autopunir. Não se perdoa ou se fica em paz de verdade quem não sabe compreender.

Vale lembrar também que, estar em paz, estar de bem consigo mesmo e com a vida é algo extremamente interno e não carece de divulgação. É triste ver tanta gente querendo demonstrar que está bem, especialmente em redes sociais, por necessidade de demonstrar para os outros e, portanto, para si mesmo, uma realidade que – lá no fundo – não existe. Paradoxos da autossabotagem... Amar não pressupõe divulgação. Amar é atitude. Isso sim é sentido e tem sentido. Tenha o cuidado de avaliar isso. Preocupante ver tanta gente declarando um amor que, na verdade, é a demonstração clara de uma necessidade de senti-lo, sem sucesso. E quando analisamos os fatos, a rotina, o dia a dia da pessoa, vemos a realidade da incoerência entre a teoria e a prática do amor. As redes sociais hoje são uma verdadeira máquina de divulgar estas incoerências.

 Se você não está em paz, se você não é feliz, se você projeta nos outros os sentimentos ruins que habitam sua mente, procure ajuda para se libertar, pois essa libertação simplesmente transformará sua vida. Se você é vítima de pessoas assim e não consegue evitar a mágoa, o sofrimento, procure ajuda para entender melhor isso e também experimentar esta transformação libertadora. Sofrimentos podem ser evitados. Doenças emocionais e físicas podem ser curadas. A vida pode ser melhor, você pode ser feliz. Existem motivos que explicam a sua situação atualmente, seja ela qual for. Resolver-se também é atitude e isso está ao alcance de todos nós. Basta querer e fazer.

E não se esqueça: compreenda e perdoe...

Nossa felicidade não pode depender do que não depende de nós.

(Publicado também no Jornal de Piracicaba, em coluna do autor)



imagem da internet

Comentários