Janaúba


Mais uma tragédia que fica cravada em nossa história e gravada, infelizmente, na memória de todos nós, principalmente desta cidade ao norte de Minas Gerais, a qual eu pude conhecer bem, quando morei naquela região. Povo simples, acolhedor, alegre e trabalhador. Entretanto, um doente, com sérios problemas mentais, chega em uma creche cheia de pessoas do bem, num ambiente onde a missão de educar estava em pleno funcionamento e, numa perfeita analogia ao inferno, coloca fogo no local. Neste momento “surge” uma heroína tentando salvar as crianças: uma Professora, que fez, heroicamente, tudo o que pôde fazer - até o limite - pois deu sua própria vida para elas.

O fato é que Professores se dedicam à vida dos seus alunos desde que se formam e começam a atuar nesta maravilhosa profissão. Professores já dão a vida diariamente pelos seus alunos na importante tarefa de ensiná-los, prepará-los para a vida e dar a eles a esperança e o carinho de que tanto precisam, no dia a dia das escolas deste país.

Não tenha dúvida, caro leitor, nosso país está assim porque a missão do Professor está completamente desvalorizada por aqui. O aluno de hoje conduzirá nosso país amanhã. O que um Professor semeia na mente e no coração de um aluno hoje, a sociedade colherá no futuro. É grande a responsabilidade e a grandeza da missão de um Professor, seja qual nível escolar estiver o aluno.

Por outro lado é triste - na mesma proporção da tragédia de Janaúba - observar aqueles que (de repente) abraçam causas que são completamente esquecidas no dia a dia; causas como educação, segurança, saúde, trabalho, etc., e ainda por cima, defendem a bandeira dos professores, na tentativa de desviar o foco, buscando autopromoção com base na atitude heroica de um deles. Pessoas que apenas lembram da grandeza desta profissão uma vez por ano e, portanto, provam que não são pessoas realmente comprometidas com o desenvolvimento do Brasil.

Por que será que os países desenvolvidos valorizam tanto a educação? Coincidência? Não! É só consultar o IDH de qualquer país e fazer a comparação, uma vez que um dos três índices deste indicador mede a educação dos países.

Só tragédias mostrarão o óbvio? Até quando precisaremos destes (verdadeiros) heróis para mostrar que estamos no caminho errado? O que esperar de uma nação que prefere valorizar mais um jogador de futebol ou um cantor do que os professores? O que esperar de uma nação com pais que até defendem seus filhos mal-educados quando um professor realmente comprometido em dar aulas não consegue, por causa da indisciplina deles? O que esperar de uma nação que nunca consegue dinheiro para a educação, mantendo salários ridículos para estes profissionais e escolas em estado de calamidade, mas consegue dinheiro para tantas outras obras fraudulentas e até desnecessárias?


Pois é. Uma sociedade que precisa que uma Professora morra da forma que morreu para ser lembrada. Este é o nosso país.





Comentários