De dentro para fora

“Formam-se mais tempestades em nós mesmos que no ar, na terra e nos mares”. (Marquês de Maricá)

Mesmo sem perceber, muitas vezes ligamos o piloto automático em nossas vidas e, então, lá se vai o controle dos nossos pensamentos, do que sentimos, fazemos ou falamos e é exatamente aí que nasce o caos...

Cada um de nós tem sua representação (interna) do que acontece no mundo exterior e, portanto, essa representação interna passa a ser a “nossa” realidade. Exemplo simples e muito prático sobre isso está numa frase de Jung: “Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos”.

Todos nós estamos a todo momento dialogando conosco mesmos e isso tem total influência em nossas vidas. Você está no controle desse diálogo? Se você se escuta dizer frases como “eu não consigo”, “eu não posso”, “está tudo errado”, entenda que essas frases são mais prejudiciais e enfraquecedoras para você mesmo do que para o que realmente aconteceu ou deixou de acontecer.

O mundo reclama da atual situação, seja na esfera econômica, ambiental, política, social, individual, coletiva, sentimental, enfim, tantas desordens provocando o caos na segurança, na vida, na confiança, no amor... Quanto mais a globalização nos remete à “rede”, mais as pessoas estão se isolando. Paradoxo que poucos estão enxergando, mas que as estatísticas crescentes de doenças emocionais, depressão, suicídio, fobias, etc., estão enxergando muito bem! O dinheiro não está trazendo sentido, os prazeres que o mundo oferece não estão trazendo respostas. O consumo não está trazendo o que a alma necessita. Entretanto, são estes os “heróis” que cada vez mais tomam o lugar de protagonistas no palco da vida das pessoas, deixando-as como simples e escravas espectadoras.

Ninguém além de você deve ter o controle da sua vida. Você é o único responsável pela maneira como se sente. Quando você se apodera destes conceitos, você ganha a chave que altera suas emoções, seus sentimentos e muda o que o externo significa para você, ou seja, você passa a ter o domínio da sua realidade, consegue alterá-la e se blinda de influências negativas ou escravizantes.

Uma das coisas que me mais me fazem feliz é quando um paciente me fala que “conseguiu a chave” e já está dominando sua própria vida. Gostaria muito que todos conseguissem isso. Nossas possibilidades são infinitas, mas, para a maioria, elas ainda não foram descobertas.

Lembre-se... A única coisa entre você e os seus objetivos são os seus próprios pensamentos limitantes.

Você tem medo de ir além? De procurar ajuda? Não se esqueça que o medo atrai mais do que você está tentando evitar e seu dano é bem maior do que o que você de fato tem medo...

"Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo... não a ausência do medo”. (Mark Twain)

Avalie constantemente se as suas atitudes estão baseadas no medo ou na fé.

E, quando você ouvir ou ler a palavra “autoconhecimento”, saiba que ela é uma palavra poderosa, modificadora e altamente eficaz (na raiz, não nas folhas) e que dentro de você estão todas as respostas e soluções que você realmente precisa. Basta saber acessá-las.


"A gente vive muito em voz alta, mas às vezes a gente não se ouve." (Guimarães Rosa).




(Também publicado no Jornal de Piracicaba, edição do dia 11/11/17, em coluna do autor)



Comentários