Desbloqueie-se!

                Já não sou mais tão adepto às datas como eu era antigamente. O tempo vai ensinando que a intensidade de cada momento está acima delas. Se existe algo a mudar ou a melhorar, isso deve acontecer agora! Lógico que é mister planejarmos o futuro, mas... planejamento é decidir o que fazer, antes de fazer. Porém, não temos o poder de saber se existirá o instante seguinte, então, prefiro planejar sim, mas mantendo um foco especial na intensidade da vida no presente.

                E é neste momento que vemos a paralisação emocional de grande parte da população mundial. Um clássico exemplo disso são as “metas” estipuladas para todo “ano novo”, que infelizmente se tornam um perigoso paradoxo, onde “anos novos” acumulam “velhas frustrações”, aniquilando inconscientemente um dos tesouros que nós, seres humanos, precisamos para nos desenvolver e evoluir: a motivação.

                Uma perigosa comodidade - também chamada de zona de conforto - ou então o medo de perder algo, bloqueia a liberdade que geraria a felicidade de muita gente. O receio de dizer não... a culpa pelo que você não causou, mas algo o fez pensar que sim... A fuga de uma decisão ou de um desafio que poderia mudar sua vida... A sinceridade que faltou... A mania de querer controlar o que não está no seu controle... A manutenção de comportamentos e vícios que claramente não lhe servem mais... A preocupação com que os outros vão pensar ou até a carência pela falta de um “like” numa rede social... O receio ou até o orgulho de não procurar ajuda...

Um dos principais interlocutores do bloqueio é o apego. Você pode estar apegado à forma como as coisas são, não importando o quão destrutivas elas já se tornaram!

                Ano Novo! Metas que se perdem na atmosfera bloqueada das pessoas. Não é à toa que a maioria não se realiza, por um só motivo: o foco está nas folhas. Qualquer mudança só se realiza se começar da raiz. Em inúmeros casos, o peso real não está no que a balança mostra, mas na carga que o bloqueio está causando na alma. A felicidade não está no carro ou na casa que se pretende comprar no ano que se inicia, mas no contato mais próximo com seu filho, na reconciliação com um amigo ou um familiar. O sucesso não está nas viagens que fará, mas no encontro consigo mesmo, que talvez até hoje não aconteceu. A busca da beleza física não trará resultados na sua vida se seu interior não estiver bem resolvido, e essa é uma das grandes verdades que as pessoas não entendem. E sofrem. Tem muita gente planejando demais e vivendo de menos. E acordando tarde...

Não se prenda na sua própria versão da realidade. Por que continuar vendo o mundo na mesma perspectiva? Do que você realmente precisa?

O bloqueio é apenas um obstáculo que fica no meio do caminho do seu verdadeiro eu. Abandone sua zona de conforto e faça dos seus problemas oportunidades para desistir de ilusões sobre si mesmo e sua vida. Renuncie ao que te limita e você encontrará uma riqueza de informações sobre si mesmo nos obstáculos diários que a vida te proporciona.

Se você se desbloquear, encontrará a chave do equilíbrio e da felicidade e então verá que, quem você realmente é e quer, vale muito mais do que o que você imaginava ser ou querer.

Existe um vencedor dentro de você. Ele já nasceu com você. E não existe data para ele viver. Ele já vive. Não espere. Permita!

(também publicado no Jornal de Piracicaba, edição especial de final de ano)



Comentários