A verdadeira mudança

“Estarei vivendo de uma maneira que é profundamente satisfatória para mim e que me expressa verdadeiramente?” Esta talvez seja a pergunta mais importante para o indivíduo. (Carl Rogers)

Algumas pessoas dizem que para mudar basta querer. Este é o ponto inicial, porém, é preciso mais que o desejo! Muitos, até depois de várias tentativas autoenganadoras, “acordam” efetivamente e percebem que algo precisa ser feito de concreto em suas vidas.

Para mudar de verdade é preciso uma genuína conscientização e um confronto entre quem você está sendo, os resultados que está obtendo, quem realmente você é e o que verdadeiramente quer para sua vida. E isso só acontece quando há vontade e determinação da pessoa em se encontrar com ela mesma, em primeiro lugar. Mudanças acontecem quando há clareza e sinceridade consigo mesmo diante disso tudo e as atitudes, então, aparecem, pois você se compromete a sair do “automático destruidor” de sempre (muitas vezes até inconsciente) que tem causado estragos em sua vida.

Se você quer mesmo mudar, faça pelo menos quatro perguntas a si mesmo: “quem sou eu?”; “por que estou aqui no mundo?”;  “o que tenho feito com minha vida e com as pessoas que me amam estão em linha coerente com minha essência?; “para onde estou indo?”. Se refletir bastante e responder com honestidade estas perguntas, você será bombardeado pelos gatilhos que te farão mudar de maneira consistente e, adicionalmente, você receberá um batalhão de soldados psíquicos aliados a esta sua intenção.

Não se esqueça, qualquer coisa que é colocada nesta vida sob sua responsabilidade, não dará os frutos que precisa sem sua total atenção e cuidado.
Infelizmente, muitos até conseguem chegar neste estágio de evolução, motivados pelo tempo e acontecimentos e mudam, entretanto, pessoas próximas podem estar desgastadas pelos históricos anteriores negativos daquela pessoa, então, neste momento é preciso muito amor, compreensão, clareza, reflexão e foco (positivo) somente no presente e no futuro, com base na transformação ocorrida na pessoa. Vale a pena? Sim, claro que vale. Esta é a graça da vida; superação, evolução, sabedoria. Mas a autossabotagem é uma grande inimiga neste momento.

Qual é o significado da sua vida e o que tem significado nela, seja espiritual, emocional ou materialmente?

A mudança que vale a pena é a interna. Depois, tudo acontece e isso me lembra uma famosa frase de Jung: “O que não enfrentamos em nós mesmos, encontraremos como destino”.

Para finalizar, garanto ao meu caro leitor que a verdadeira mudança está diretamente ligada à raiz, ou seja, na mudança dos nossos pensamentos. Na Bíblia, em Romanos 12:2, está escrito: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Nossa mente e consequentemente nossa vida mudam efetivamente à medida que estudamos a Palavra de Deus.

Você iria a um médico que não estudou? Com certeza não. E também ninguém espera se tornar um médico sem antes estudar. Para realmente entendermos a Palavra de Deus e sermos transformados (vide Hebreus 4:12), precisamos, portanto, estudar. Se você decidir por este caminho, vai sentir que as orientações que recebemos pela Bíblia são completas, infinitamente poderosas, práticas, sábias e atuais.

Portanto, mente e mãos à obra!

(artigo também publicado no Jornal de Piracicaba, edição do dia 16/03/19, em coluna do autor)










Comentários